Provavelmente estará a pensar “sou advogado, porque preciso de saber como escrever uma biografia para o Instagram?”.
Bem, a verdade é que este elemento, aparentemente simples, pode fazer a diferença na sua carreira na advocacia.
Por que? Explicamos tudo ao longo do artigo!
Biografia para o Instagram: Aprenda a criá-la posicione-se como um profissional de sucesso
O futuro da advocacia está intrinsecamente ligado à digitalização.
A transformação digital impacta profundamente todas as áreas profissionais, e o campo jurídico não é exceção.
Por isso, o advogado do futuro deve estar presente nas redes sociais, uma vez que as plataformas se tornaram uma ferramenta poderosa de comunicação e marketing.
Através destas, pode começar a construir e fortalecer a sua marca pessoal, partilhando, por exemplo, conhecimentos, insights jurídicos e experiências.
Isso ajuda-o a atrair potenciais clientes, mas também aumenta a confiança dos atuais.
E, entre as diversas redes sociais da atualidade, o Instagram merece especial destaque devido à sua versatilidade.
Neste artigo, o nosso foco será dedicado a um elemento básico, porém muito importante. A biografia para o Instagram.
Esta breve descrição pode parecer pequena em tamanho! Porém, tem um impacto significativo no modo como um advogado é percebido e no sucesso da sua estratégia de marketing jurídico.
A importância da bio do Instagram
Em primeiro lugar, a biografia do Instagram é a primeira impressão que os visitantes do perfil têm sobre si.
Por isso, este espaço é a oportunidade perfeita para destacar a sua especialização, áreas de prática e qualquer informação relevante que possa atrair seguidores interessados em questões jurídicas.
Uma biografia concisa e informativa ajuda a definir a identidade do advogado, atraindo um público-alvo alinhado. Além disso, serve como um ponto de contacto inicial para possíveis clientes.
Outro aspeto importante é a personalização da biografia. Esta deve apresentar, de forma prática, a sua personalidade e valores que defende.
Ao partilhar detalhes pessoais de forma adequada, o seu perfil será mais humanizado. E isso pode ajudá-lo a criar conexões mais fortes com os seguidores.
Percebe por que não deve subestimar o poder da biografia para o Instagram? Sabendo isso, conheça algumas dicas práticas para criar a sua.
Como criar uma biografia profissional e impactante
Antes de lhe explicarmos o que precisa de fazer, temos uma sugestão para lhe dar. Faça a alteração do seu perfil pessoal para uma conta comercial. Isso porque esta opção disponibiliza diversas ferramentas, como o acompanhamento de métricas e resultados.
Dessa forma será mais fácil fazer os ajustes necessários na sua estratégia de marketing jurídico.
Vamos agora às dicas para criar a biografia perfeita para o Instagram.
1 – O seu nome no perfil
O primeiro passo é fazer a alteração do nome que aparece no perfil e o nome de utilizador. Por ex. mariacardoso.adv.
Quando alguém faz uma pesquisa no Instagram, as palavras-chave associadas ao nome que está no perfil vão aparecer.
Assim, acrescente ao seu nome um elemento de posicionamento, como: Maria Cardoso – Direito Penal.
Quando falamos do nome de utilizador, é importante escolher algo simples como o exemplo mencionado. Quanto mais curto e fácil for o nome, mais simples é de ser lembrado.
2 – A descrição
Outro ponto importante é a descrição da biografia. Esta deve deixar claro o seu objetivo enquanto advogado.
Pode ser interessante incluir a sua especialidade bem como a região onde atua. Isso ajuda a filtrar os interessados e promove uma melhoria na visibilidade nos mecanismos de pesquisa da plataforma.
O segredo é usar este espaço com sabedoria e colocar apenas informações relevantes. Assim, quem visitar o seu perfil, percebe imediatamente quais são os seus serviços e para quem os oferece.
3 – Link da Bio
O link na Bio proporciona um acesso direto a recursos importantes. Isso pode incluir o site do escritório de advocacia, artigos relevantes, formulários de contato ou páginas de agendamento de consultas jurídicas.
O seu objetivo é facilitar a procura de informação por parte de potenciais clientes. O nosso conselho e que coloque um link de cada vez. Se optar por colocar mais links, nunca exceda os três e não coloque links para outras redes sociais.
Atenção ao Código Deontológico
Não podemos deixar de mencionar a importância de seguir as diretrizes do Código Deontológico do Advogado na sua estratégia de marketing jurídico.
Assim, é importante ter cuidado com o que partilha nas redes sociais para não infringir as normas de sigilo e ética da advocacia.
Por fim, ao criar uma biografia para o Instagram que seja concisa, informativa e personalizada, terá uma ferramenta que serve como trampolim para o sucesso na promoção dos seus serviços jurídicos.